INTRODUÇÃO      Rm 8:37 Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou..
Introdução:Você nasceu para vencer e não aceite outro pensamento em sua mente a não ser o da vitória. “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”.
I)TEM GRANDEZA DE VENCER SUAS LIMITAÇÕES
(Jz. 6:15,16). E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai. 16 E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás os midianitas como se fossem um só homem.
a-Moisés- Pesado de lábios, liderou o povo.
b-Jeremias – Dizia ser muito jovem.
c-Gideão – Afirmava ser o menor, da menor das famílias.
II) TEM ATITUDE MENTAL POSITIVA
( Fl. 4:6-13) 6 Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. 7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. 8 Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. 9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco. 10 Ora, muito me regozijei no Senhor por, finalmente, reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. 11 Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. 12 Sei estar abatido e sei também ter abundância; em toda a maneira e em todas as coisas, estou instruído, tanto a ter fartura como a ter fome, tanto a ter abundância como a padecer necessidade. 13 Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
a- Josué e Calebe – “Eia! Subamos e possuamos a terra, porque, certamente, prevaleceremos contra ela”. Números 13:30
b- Paulo – “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.Jesus”. Romanos 8:28;37
III) NUNCA ESPERA A APROVAÇÃO DE TODOS
2 Tm 2:14 – 14 Traze estas coisas à memória, ordenando-lhes diante do Senhor que não tenham contendas de palavras, que para nada aproveitam e são para perversão dos ouvintes.
Lc. 13:10-17 – 10 E ensinava no sábado, numa das sinagogas. 11 E eis que estava ali uma mulher que tinha um espírito de enfermidade havia já dezoito anos; e andava curvada e não podia de modo algum endireitar-se. 12 E, vendo-a Jesus, chamou-a a si, e disse-lhe: Mulher, estás livre da tua enfermidade. 13 E impôs as mãos sobre ela, e logo se endireitou e glorificava a Deus. 14 E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados e não no dia de sábado. 15 Respondeu-lhe, porém, o Senhor e disse: Hipócrita, no sábado não desprende da manjedoura cada um de vós o seu boi ou jumento e não o leva a beber água? 16 E não convinha soltar desta prisão, no dia de sábado, esta filha de Abraão, a qual há dezoito anos Satanás mantinha presa? 17 E, dizendo ele isso, todos os seus adversários ficaram envergonhados, e todo o povo se alegrava por todas as coisasgloriosas que eram feitas por ele.
IV) MAIS SÓ FAZ O QUE DEUS APROVA
a- Espera a aprovação de Deus. (At 5:29) 9 Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.
V) NÃO SE CONFORMA, BUSCA SEMPRE A EXCELÊNCIA-
Rm. 12:2E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
a- O conformismo é a marca dos medíocres.
b- O segredo é nunca parar de crescer.
c- É preciso ter santa ambição.
VI) SABE OUVIR CRÍTICAS E ENFRENTÁ-LAS SEM PERDER A DOÇURA.
2 Reis 6:1- 3 E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face nos é estreito. 2 Vamos, pois, até ao Jordão, e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar, para habitar ali. E disse ele: Ide. 3 E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei.
a- Onde não há críticas, tem algo errado enrustido.
b- As críticas nos fazem continuar buscando a excelência.
c- É preciso separar críticas construtivas das destrutivas
Gálatas 2:11-141 E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível. 12 Porque, antes que alguns tivessem chegado da parte de Tiago, comia com os gentios; mas, depois que chegaram, se foi retirando e se apartou deles, temendo os que eram da circuncisão. 13 E os outros judeus também dissimulavam com ele, de maneira que até Barnabé se deixou levar pela sua dissimulação. 14 Mas, quando vi que não andavam bem e direitamente conforme a verdade do evangelho, disse a Pedro na presença de todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios e não como judeu, por que obrigas os gentios a viverem como judeus?
VII) SABE DAR SIGNIFICADO A TUDO QUE FAZ, PORQUE TEM UM IDEAL
1 CORINTIOS 9:26 – 26 Pois eu assim corro, não como a coisa incerta; assim combato, não como batendo no ar.
a- Trabalha tendo um ideal. Filipenses 3:144 prossigo para o alvo, pelo prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
b- Oração tem propósito .
c- A vida tem sentido.
VIII) SABE DIZER NÃO
João 2:4 Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.
a- Para si mesmo (Gálatas 5:2322 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
b- Para os amigos. Respeitando limites.
c- Para o diabo. Resistindo-o … Tiago 4:77 Sujeitai-vos, pois, a Deus; resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.